Ensino -
do lat. "in + signare" = marcar com um sinal - significa
transmissão de conhecimentos, de informações ou de conhecimentos úteis ou indispensáveis
à educação ou a um fim determinado. Aprendizagem - do
lat. apreender -, aquisição de conhecimentos ou habilidades.
Para que possamos maximizar a relação ensino-aprendizagem, convém adotarmos uma
atitude desarmada e sem preconceitos.
Emissor, mensagem e receptor são
os elementos básicos no processo de ensino. O emissor deve
revestir-se de técnicas de oratória, recursos audiovisuais e métodos de ensino,
a fim de tornar a mensagem persuasiva. O receptor, por sua vez,
deve desenvolver a capacidade de atenção e concentração, para absorver
adequadamente as informações recebidas.
Produção do saber é a finalidade do ensino. Professores e oradores
revestem-se de técnicas de oratória, educando a voz, postura e gestos para
melhor atrair o público. Algumas escolas criaram a "metodomania",
isto é, tudo tem que ser ensinado segundo um dado método: Piaget, Montessori,
Pestalozzi e outros. Os métodos de ensino auxiliam, mas somente o que
carregamos dentro de nós conseguimos transmitir aos demais.
O discurso didático deve ser a
tônica do ensino. O professor quando descreve, interroga e avalia tem um
objetivo: produzir conhecimento. Evita, assim, o discurso ordinário,
que é a conversação causal e espontânea. Importa marcar o aluno com um sinal
positivo, ou seja, obrigar o aluno a pensar profundamente no que lhe foi
transmitido.
A vocação do estudante deve ser sempre ponderada
pelo instrutor. Segundo a psicologia, não há dois indivíduos iguais, nem
tampouco dois grupos idênticos. A peculiaridade de cada situação exige soluções
criativas. Prestando atenção a esses pormenores, consegue-se educar com êxito.
Ensinando, burilemos nossas palavras; aprendendo,
eduquemos nossos olhos e ouvidos. Tornando-nos conscientes desta conduta,
aumentaremos o rendimento no processo de ensino. Aprendendo mais em menos
tempo, liberaremos nossas energias mentais para outros campos de interesse do
espírito.
Fonte de Consulta
NÉRICE, I. Educação e Ensino. São
Paulo: Ibrasa, 1985.
KNELLER, G. F. Introdução à Filosofia da
Educação. Rio de Janeiro: Zahar
Editores, s.d.p.
MORAIS, R. O Que É Ensinar. São Paulo,
E.P.U., 1986.
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