21 março 2012

Tentativa e Erro: Método Eficaz de Aprendizagem

Tentativa. Ação pela qual alguém se esforça para obter determinado resultado; ensaio, experiência. Erro. Ação ou efeito de errar. Opinião, julgamento contrário à verdade. Imprecisão, incorreção.

Comecemos por uma imagem, extraída da filosofia. Suponha um indivíduo, sozinho, no meio de uma floresta, procurando uma saída; como está só, não há ninguém para ajudá-lo. Qualquer ação deverá partir dele mesmo. Poderá optar pelo atalho da direita, da esquerda, da frente ou dos fundos. Fará uma tentativa; pensando ter feito uma escolha errada, volta e começa tudo de novo...

O nosso aprendizado deveria se fundamentar nesse método. Primeiramente, acharmo-nos perdidos no meio da floresta. Esforçarmo-nos por resolver a dificuldade usando os nossos próprios recursos. Somente depois, procurarmos o que os outros descobriram no sentido de ampliar a nossa base de dados. O erro é uma ferramenta básica do aprendizado; ele é empírico, dá-nos a visão real da situação, trazendo em si mesmo, os incentivos para o acerto. Por isso, o ditado: “Errando corrige-se o erro”.

O preparo de alimento. Quem teve a ideia de combinar café com o leite, um produto preto com outro branco? Os cozinheiros não fazem o mesmo? Estão sempre misturando produtos distintos para obter uma receita eficaz. Depois de várias tentativas, com os seus consequentes erros, chegam a uma fórmula, a uma receita, que passa a ser produzida em seu restaurante.   

Pesquisa canadense mostra que os adultos mais velhos estão aprendendo mais pelo simples fato de guardar informações a partir da experiência, em vez de recebê-las passivamente. Segundo estudo publicado na edição eletrônica da revista Psychology and Aging. "Aprender da maneira mais difícil acabou sendo a melhor maneira", afirmou a coordenadora do estudo, Andree-Ann Cyr. O cérebro faz associações e vínculos mais ricos se tiver que se esforçar para buscar as respostas. Na aprendizagem passiva, exige-se menos do cérebro, porque a resposta correta simplesmente é dada. (1)

Como estudar O Livro dos Espíritos pelo método da tentativa e do erro? O habitual é ler uma pergunta e, imediatamente, a sua resposta. Façamos diferente: leiamos uma pergunta e escondamos a resposta. Tentemos responder (de preferência por escrito) com nossas próprias palavras. Feito isso, comparemos os nossos escritos com a resposta dada pelos Espíritos. Percebendo que nossa resposta está muito longe daquela dada pelos Espíritos, façamos outras tentativas, até chegarmos a uma aproximação aceitável.  

A montagem de uma palestra deveria seguir este método. Construí-la por tentativas e erros. Nada de pegar algo já pronto e transformá-lo em slides para a projeção em PowerPoint.

(1) http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/idosos-aprendem-melhor-por-tentativa-e-erro

Tudo é calculado usando o método de Cálculo Hipotético Universal de Tentativa e Erro (C.H.U.T.E).

&&&

Método Tentativa e Erro

Há muitas maneiras de resolver os problemas que nos chegam às mãos. A tentativa e erro é um bom exemplo. Temos que ver isso como método e não como passatempo.

Os passos são:

1) Escolher uma operação plausível;

2) Executar a operação com os dados;

3) Verificar se a meta foi alcançada.

Se a resposta ao item 3 for negativa, devemos repetir o processo até que se atinja a meta ou se evidencie a insolubilidade do problema.

O problema: num cercado de porcos e galinhas, uma pessoa contou 18 cabeças; a outra, 50 pernas. Quantos são os porcos?

Poderíamos resolver este problema por meio da equação matemática.

P+G = 18

4P+2G = 50 

Resolvendo: 

P = 18-G

4(18-G)+2G = 50

72-4G+2G = 50

-2G = -22

G = 11 è P = 7

Como resolvê-lo, porém,  sem uso da equação matemática?

Aí é que entra o Método de Tentativa e Erro.

Comecemos pelos extremos:

Porcos

Galinhas

Pernas

18

0

72 (mais)

0

18

36 (menos)

 

Método Aleatório das Tentativas

 

Porcos

Galinhas

Pernas

3

15

42

10

8

56

16

2

68

12

6

60

5

13

46

2

16

70

7

11

50

Não é eficiente, porque demanda muito tempo.

 

Método Sistemático das Tentativas

 

Porcos

Galinhas

Pernas

0

18

36

1

17

38

2

16

40

3

15

42

4

14

44

5

13

46

6

12

48

7

11

50

Poderá gerar muitas respostas, mas dará certo.

 

Método Orientado das Tentativas

 

Porcos

Galinhas

Pernas

Tentativa seguinte

6

12

48

Acrescente porcos

8

10

52

Reduza porcos

7

11

50

Resolvido

 

Podemos imaginar também que todos os porcos estejam sobre duas pernas. 18x2= 36. Faltam 14. Se dividirmos por 2, teremos 7 porcos.

Este método pode ser aplicado no preparo de uma palestra. Embora tenhamos o esquema básico, ou seja, introdução, meio e conclusão, nada nos impede de buscar outras alternativas para a apreensão dos dados, das informações necessárias à compreensão do tema.

Extraído de

WOOD, Larry E. Estratégias do Pensamento: Técnicas de Aptidão Mental. Tradução de Claudia C. Duarte. São Paulo: Círculo do Livro, 1997.

São Paulo, março de 2009.

 

 

 


Nenhum comentário: