26 junho 2008

Noções de Criatividade

1. O que é criatividade?

A palavra criatividade é polissêmica, isto é, sujeita a várias opiniões e teorias. Não existe uma concordância se a criatividade seria um aspecto distinto da inteligência ou uma faceta desta não explorada. Um dos pontos convergentes das diversas teorias diz respeito à emergência de algo novo, tanto do ponto de vista de algo original quanto de algo que surge através das diversas associações. Pode-se dizer que a inteligência é a capacidade de organizar informações, fazer comparações, formular conceitos e propor soluções, enquanto a criatividade seria modo de usar a inteligência.

2. O óbvio e o criativo

Há sempre dois modos de se dizer a mesma coisa: o óbvio e o criativo. Não resta dúvida que o criativo é melhor. Exemplo: vim a pé; melhor dizendo, vim andando.

3. O paradoxo da escola

Einstein, quando criança, foi um verdadeiro fracasso. Sentia grande dificuldade em matérias como história e geografia e um dos seus professores, inclusive, chegou mesmo a prever um futuro sombrio para ele: "— É um debilite! Não vai chegar a lugar algum!

Thomas Edison, aos oito anos, ao ser matriculado na escola do reverendo Engle, em Detroit, foi chamado de "retardado" e de "estúpido". Por causa da sua dificuldade em aprender, Edison foi praticamente expulso e nunca mais frequentou escola alguma.

Gandhi também foi um aluno medíocre. Sofreu muito com a tabuada e costumava voltar para casa correndo para que seus colegas não pudessem zombar da sua “burrice". Tinha um raciocínio muito lento e uma memória péssima.

Fato: eles superaram todas as expectativas, contrariaram todas as previsões e acabaram se tornando celebridades universais.

4. Pensar criativamente é "pensar lateralmente".

Segundo Edward De Bono, "raciocínio vertical é cavar cada vez mais fundo no mesmo buraco, enquanto raciocínio lateral é tentar de novo em outro lugar". Em termos práticos, isto quer dizer que se não encontramos respostas satisfatórias para determinados problemas (do jeito que estamos procurando) devemos procurá-las em outro lugar, de outra maneira, olhando sob outro ângulo e através de outras associações. E a "chave" para pensar lateralmente é usar, simplesmente, a expressão... "e se...?"

— E se em vez de dividir eu multiplicar? - E se em vez de pintar de verde eu pintar de vermelho? - E se em vez de ir por aqui eu for por ali? - E se em vez de deixar aqui eu puser ali?

5. Perseverança e determinação

Louis Pasteur teve um derrame cerebral aos 46 anos, ficando com todo o lado esquerdo do corpo paralisado. Nessa época ele ainda não era um cientista famoso e ainda estudava a pebrina, uma doença que atacava a cultura dos bichos-da-seda. Mesmo debilitado pela doença e deprimido pela morte prematura das suas três filhas, Pasteur continuou trabalhando, pesquisando. Como se não bastasse tanta dor e tanto sofrimento, Pasteur ainda foi ridicularizado na Academia de Medicina por suas teses sobre a esterilização dos ambientes hospitalares. Mas continuou trabalhando, pesquisando. Até que em 1885 – quase vinte anos depois do derrame sofrido – Louis Pasteur trata e cura, pela primeira vez na história da medicina, um garoto atacado por raiva.

6. Lembretes sobre a aprendizagem da criatividade

1 — Se alguém já fez, você também pode fazer. Se ninguém ainda fez, você pode ser o primeiro a fazer. Santos Dumont pensava exatamente assim. É esta forma de pensar que distingue o gênio das pessoas comuns

2 — Jamais diga: "vou estudar"; diga simplesmente: "vou aprender". Esta simples mudança de afirmação vai provocar uma revolução fantástica no seu cérebro.

3 — Nem todas as verdades são explicadas pela razão. Há verdades que pertencem ao mundo da imaginação e outras que pertencem ao mundo da fé. No entanto, todas são verdades. Jamais esqueça disso antes de chamar alguém de ignorante.

4 — A imaginação é a fonte da criatividade. E a ousadia, a fonte das realizações. Portanto, o grande segredo é... Sonhar e tentar. E quanto mais, melhor.

5 — Só os gênios, os santos e os rebeldes dignificam a raça humana. E, destas três condições – genialidade, santidade e rebeldia – uma você pode "disparar" agora, neste momento: a rebeldia. Como? É simples: indignando-se profundamente contra a injustiça, contra a tirania e contra todos os atos que reduzem – principalmente os pobres – à condição de sub-raça humana.

Fonte de Consulta

http://www.camarabrasileira.com/dez.htm

Cd-Rom Universidade e Comunicação



Nenhum comentário: