26 junho 2008

Como Preparar um Tema

Em qualquer atividade humana, há algumas perguntas fundamentais: O que? Como? Por que? Quando? Onde? A resposta a cada uma dessas questões depende do que se pretende fazer. Se quisermos montar um lava-rápido, as respostas serão umas; construir um prédio, outras. Contudo, a resposta à pergunta como se assemelha em quaisquer dos casos, porque representa a técnica a ser utilizada para a concretização dos fins estabelecidos. O preparo de um tema não foge à regra.

A palavra tema — do francês sujet, "sujeito" — indica que estamos diante de uma situação que nos impõe uma sujeição. É ele quem determina o que se deve fazer. Ele é o senhor, o ordenador. Temos total liberdade em escolher um título, mas não em desenvolvê-lo, porque devemos ficar presos a ele. Ele dita as normas. Assemelha-se a um campo de futebol, em que as quatro linhas orientam as ações dos jogadores. Se tanto o jogador quanto a bola ultrapassarem uma das linhas, o jogo será impugnado.

fluxo livre de ideias é uma técnica bastante interessante. Como funciona? Dado um tema, qualquer que seja, podemos simplesmente começar a escrever tudo o que nos vem à mente, sem qualquer preocupação com o conteúdo, o sentido das frases e mesmo a gramática. Escrevamos simplesmente o máximo que pudermos. Esse exercício obriga-nos a pensar no assunto e, com isso, vasculhar o nosso subconsciente, para dele extrair os talentos escondidos. Depois, se possível no dia seguinte, façamos as devidas correções e guardemo-lo em forma de escrita.

A preparação do tema tem algumas exigências: 1) saber dar tempo ao tempo, 2) convencer-se de que o tema é inteligível, 3) desconfiar da memória, 4) permanecer fiel ao tema, 5) estudar com cuidado os termos do tema e 6) evitar toda a transformação do tema. A memória faz-nos escrever demasiadamente, transformando-se na política de encher páginas. Do mesmo modo é o vasto conhecimento que temos a respeito de um assunto, pois queremos interpolar, forçar para que as informações adquiridas façam nexo com aquilo que estamos desenvolvendo. Cumpre, portanto, considerar apenas o tema proposto, nada a não ser o tema, mas todo o tema.

O tema deve basear-se numa introdução, no desenvolvimento e na conclusão. O objetivo do tema é buscar uma conclusão. De nada adianta falarmos, escrevermos e não chegarmos a nada. Não façamos como aquele caso em que o ouvinte se ausentou da palestra, voltou tempo depois e perguntou para um dos colegas se orador ainda não tinha terminado o seu discurso. O colega responde que ele já tinha terminado há muito tempo, mas não parava de falar. Por isso, a importância do roteiro e das folhas de anotações. Sem um norte, todos os caminhos são possíveis.

Um tema deve ser pensado, anotado e transformado num roteiro. Qualquer ideia deve ser sempre bem-vinda, desde que atenda aos objetivos do tema em questão.

 


Nenhum comentário: