26 junho 2008

O Líder, a Comunicação e o Comportamento

O objetivo da comunicação é criar, manter e desenvolver a conexão entre as pessoas. Goste ou não, todo líder é um modelo de comportamento para os seus liderados. Sendo um bom comunicador, o líder poderá influenciar a sua equipe de trabalho de forma positiva. Tendo dificuldade de se comunicar, irá influenciá-la de forma negativa. Por isso, as pessoas que estão situadas hierarquicamente acima das outras devem se esforçar para se comunicar com mestria.

Hoje, fala-se de comunicação corporativa, setor administrativo que tem por objetivo ajudar a empresa a se comunicar melhor com seu público. A identidade de uma empresa é o resultado das imagens de comunicação que o público percebe. Estas imagens são formadas subjetivamente, tanto que é difícil quantificá-las. Um cliente tem um contato com a empresa, faz a sua avaliação e, inconscientemente, passa para os outros. Se o líder não tem como medir os efeitos, tem como interferir na causa, ou seja, proporcionando uma boa imagem àquele que o visita pela primeira vez. Nesse sentido, uma recepção mal feita pode arruinar para sempre a imagem da organização.

Falar em comportamento é falar em mudança de comportamento. Aí está a dificuldade, pois as pessoas agem muito mais em conformidade com os seus sentimentos e emoções do que em função de suas razões. As emoções têm um peso tão grande que alguns chegam a sugerir que, em vez de usarmos a expressão emissor-receptor, deveríamos usar a expressão emissor-perceptor, pois a percepção é muito mais significativa que o fato. Além disso, devemos considerar que a mente organizada tem dificuldade de aceitar uma mudança. Ela apelará para a ignorância seletiva ou o esquecimento seletivo, ficando apenas com o comportamento que lhe traga menos insatisfação.

Os psicólogos sociais orientam-nos a não tentarmos mudar as opiniões de uma única vez, mas parceladamente. Explicação: se quisermos mudá-las de uma única vez, o trabalho pode ser perdido, por causa da resistência. Fazendo-o parceladamente, há perspectiva de mudança, pois “a água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. As pessoas refratárias, num primeiro momento, podem, com o tempo, ir absorvendo a mensagem e tomando consciência de que aquela informação tem fundamento e é um fator de desenvolvimento para entidade, passando a adotá-la.

Lembretes úteis: 1) para mudar o comportamento de um liderado comece de forma positiva, expressando a sua boa intenção; 2) identifique o comportamento a ser corrigido e alerte para as suas consequências; 3) quando apropriado, faça pergunta aberta para que a pessoa possa se explicar; 4) mostre-se disposto a ouvi-lo; 5) especifique os pontos que devem mudar; 6) enfatize os aspectos positivos de se inserir uma melhoria e estabeleça um prazo para a mudança acontecer.

Para mudar o comportamento do próximo, o líder deve começar a mudança em si mesmo. Somente quando conseguir colocar os interesses do outro em primeiro lugar, adquirirá a força necessária para comandar com paz e tranquilidade.


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