O objetivo
da comunicação é criar, manter e desenvolver a conexão entre as pessoas. Goste
ou não, todo líder é um modelo de comportamento para os seus liderados. Sendo
um bom comunicador, o líder poderá influenciar a sua equipe de trabalho de
forma positiva. Tendo dificuldade de se comunicar, irá influenciá-la de forma
negativa. Por isso, as pessoas que estão situadas hierarquicamente acima das
outras devem se esforçar para se comunicar com mestria.
Hoje,
fala-se de comunicação corporativa, setor administrativo que tem por objetivo
ajudar a empresa a se comunicar melhor com seu público. A identidade de uma
empresa é o resultado das imagens de comunicação que o público percebe. Estas
imagens são formadas subjetivamente, tanto que é difícil quantificá-las. Um
cliente tem um contato com a empresa, faz a sua avaliação e, inconscientemente,
passa para os outros. Se o líder não tem como medir os efeitos, tem como
interferir na causa, ou seja, proporcionando uma boa imagem àquele que o visita
pela primeira vez. Nesse sentido, uma recepção mal feita pode arruinar para sempre
a imagem da organização.
Falar em
comportamento é falar em mudança de comportamento. Aí está a dificuldade, pois
as pessoas agem muito mais em conformidade com os seus sentimentos e emoções do
que em função de suas razões. As emoções têm um peso tão grande que alguns
chegam a sugerir que, em vez de usarmos a expressão emissor-receptor,
deveríamos usar a expressão emissor-perceptor, pois a percepção é muito mais
significativa que o fato. Além disso, devemos considerar que a mente organizada
tem dificuldade de aceitar uma mudança. Ela apelará para a ignorância seletiva
ou o esquecimento seletivo, ficando apenas com o comportamento que lhe traga
menos insatisfação.
Os
psicólogos sociais orientam-nos a não tentarmos mudar as opiniões de uma única
vez, mas parceladamente. Explicação: se quisermos mudá-las de uma única vez, o
trabalho pode ser perdido, por causa da resistência. Fazendo-o parceladamente,
há perspectiva de mudança, pois “a água mole em pedra dura tanto bate até que
fura”. As pessoas refratárias, num primeiro momento, podem, com o tempo, ir
absorvendo a mensagem e tomando consciência de que aquela informação tem
fundamento e é um fator de desenvolvimento para entidade, passando a adotá-la.
Lembretes
úteis: 1) para mudar o comportamento de um liderado comece de forma positiva,
expressando a sua boa intenção; 2) identifique o comportamento a ser corrigido
e alerte para as suas consequências; 3) quando apropriado, faça pergunta aberta
para que a pessoa possa se explicar; 4) mostre-se disposto a ouvi-lo; 5)
especifique os pontos que devem mudar; 6) enfatize os aspectos positivos de se
inserir uma melhoria e estabeleça um prazo para a mudança acontecer.
Para mudar
o comportamento do próximo, o líder deve começar a mudança em si mesmo. Somente
quando conseguir colocar os interesses do outro em primeiro lugar, adquirirá a
força necessária para comandar com paz e tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário