26 junho 2008

Modelos Mentais de Liderança

John Naisbitt, autor de Megatendência, aponta em seu livro, O Líder do Futuro, nada menos do que onze modelos mentais de liderança. O termo modelo mental vem de mindset, palavra inglesa de difícil tradução. De acordo com o contexto, podemos empregar para esta palavra os seguintes significados: modelo mental, conceito, mentalidade, forma de pensar, padrões do pensamento, condicionamento, conjunto de valores e ideia preconcebida.

Os onze modelos mentais são: 1) embora muitas coisas mudem, a maioria delas permanece constante; 2) o futuro está embutido no presente; 3) concentre-se no placar do jogo; 4) compreenda o poder que há em não precisar estar certo; 5) veja o futuro como um jogo de quebra-cabeça; 6) evite ficar muito à frente do desfile para não parecer que você nem faz parte dele; 7) a resistência à mudança diminuirá se os benefícios forem reais; 8) as coisas pelas quais esperamos são as que demoram mais para acontecer; 9) não se obtêm resultados resolvendo problemas, mas explorando oportunidades; 10) só acrescente se puder subtrair; 11) não se esqueça da ecologia da tecnologia. Analisemos, a seguir, alguns desses modelos.

Somente acrescente se puder subtrair. Esta regra cabe bem ao esporte, pois todos os times têm um número fixo de jogadores: ao acrescentar um atleta, deve necessariamente tirar outro. Pode-se, contudo, aplicá-la em quase todas as situações da vida. O princípio subjacente é: para acrescentar, subtraia. Para acrescentar uma roupa nova, desfaça de uma velha; para adquirir um livro novo, desfaça de um velho. Em tempo: quantas não são as coisas que guardamos em nosso guarda-roupa, em nossa biblioteca e em nosso escritório? Quantas delas serão usadas no futuro?

Evite ficar muito à frente do desfile para não parecer que você nem faz parte dele. O líder deve conhecer todas as técnicas de liderança divulgadas pela mídia. É seu dever. Não pode, entretanto, esquecer-se de que deve caminhar junto com o grupo, ao qual dirige. Distanciando-se, acaba perdendo o controle. Por isso, diz-se que o emissor deve saber se o receptor está captando inteiramente a sua mensagem. Se não o fizer dessa maneira, poderá estar falando ao léu, sem que ninguém o ouça.

Compreenda o poder que há em não precisar estar certo. Quando um ser humano, tal qual Einstein, por exemplo, faz uma descoberta extraordinária, pode ser tentado a ficar sentado na própria fama. Isso, contudo, é muito ruim para o grupo ao qual lidera. Há tantas coisas acontecendo no mundo, que se torna impossível ter uma noção de tudo. Por isso, aceitar que os outros tenham ideias próprias e até provocar para que as tenham em abundância, é de suma importância para o êxito de qualquer empreendimento.

O líder do futuro deve ser uma pessoa dotada de qualidades teóricas e práticas, pois não basta somente ter ideias, é preciso colocá-las em prática.

Fonte de Consulta

NAISBITT, John. O Líder do Futuro. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.

 

 

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