1. Escutar
Escute mais, fale menos. Aprenda a silenciar a voz interna. Não se pode
escutar quando se está falando. Pare de falar. Esta é a primeira e última, pois
todas as outras técnicas de escuta dependem disto. Faça um voto de silêncio de
vez em quando.
2. Empatia
Imagine o ponto de vista da outra pessoa. Coloque-se na posição dela,
fazendo seu trabalho, enfrentando seus problemas, usando sua linguagem e tendo
os seus valores.
3. Mostre interesse
Ler, rabiscar, mexer ou procurar papeis enquanto outros estão falando
desvia a atenção e faz perder o interesse.
4. Distinguir o verbal do não verbal
Observe o comportamento não verbal, como linguagem corporal, para captar
significados além do que lhe está sendo dito.
5. Escute sem interromper
Supere o seu nível de tolerância. Respeito é sinal de competência.
6. Captar as entrelinhas
Em vez de aceitar os comentários de uma pessoa como a história completa,
procure omissões — detalhes não declarados.
7. Linguagem positiva, atitude positiva
Fale só positivamente durante a escrita ativa. Resista à tentação de
intervir com um comentário avaliativo, crítico ou depreciativo, no momento em
que uma observação for feita. Restrinja-se a respostas construtivas.
8. Reformule o que o outro disse
Para assegurar o entendimento, reformule o que a outra pessoa acabou de
lhe dizer. Lembre-se de que emissão é diferente de recepção.
9. O diálogo eficaz
A escuta que questiona, praticada com qualidade, sustenta a construção
do diálogo eficaz e criativo.
Fonte: Wisnet Consulting
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