14 setembro 2019

Conservação de Alimentos

Há muito tempo o Cursos 24 horas atua no mercado online. Oferece diversos cursos por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com tutor virtual, exemplos e exercícios. Há também apostilas, que podem ser baixadas e impressas. Uma vez matriculado em um curso, o material fica disponível para futuras consultas. Ao término do curso, pode-se imprimir um certificado ou recebê-lo pelo correio.

"No Curso de Métodos de Conservação de Alimentos, além de conhecer a fundo sobre os males causados pelos organismos celulares, você também ficará por dentro da importância que esses micro-organismos têm na ciência dos alimentos e como se desenvolve a ação benéfica deles. Conhecerá também a melhor forma de higienizar, preparar e armazenar os diversos tipos de alimentos, como carnes, peixes, frutas, verduras, legumes, etc."

Historicamente, a conservação de alimentos começa em 4000 a.C., quando o homem primitivo utilizava recursos encontrados na natureza: gelo, calor do sol, fogo e fumaça (defumação). Em 450 a.C., no Egito, a carne de aves era desidrata e salgada. No século XI, na França e Espanha, o bacalhau era salgado. No século XVIII, todas as nações começam a usar lata de ferro estanhado. No século XX e XXI, é descoberta a pasteurização por Louis Pasteur. Mais tarde surge a Ultrapasteurização, processo pelo qual o leite é submetido a temperaturas entre 140ºC e 150ºC por 2 a 4 segundos e imediatamente resfriado para temperatura inferior a 32ºC.

Neste curso aprendemos sobre intoxicações, contaminações, atuação dos micro-organismos, aditivos alimentares etc. Em se tratando da contaminação, temos: contaminação pelas águas residuais, pelo solo, pelo ar, pelos animais, pelas frutas e verduras etc. 

Algumas dicas durante as compras:

Não utilize embalagens reaproveitáveis. Elas podem conter micro-organismos indesejáveis.

Para os congelados, é importante que os freezers estejam arrumados sem uma camada espessa de gelo. Os produtos a serem adquiridos não devem conter queimaduras provenientes do frio.

Não adquira legumes e vegetais em conserva que estiverem com as embalagens amassadas.

Sobre derivados do leite, cuidado para que estes não estejam estragados. Verifique se a tampa não está abaulada.

Observe a cor da carne (a bovina deve ser bem vermelha e a suína, rosada).

Fonte de Consulta

Curso Métodos de Conservação de Alimentos



Nenhum comentário: