08 fevereiro 2010

Líder Motivador

“Nada de grandioso jamais foi criado sem entusiasmo.” Ralph Waldo Emerson

meta do verdadeiro líder deve estar centrada na motivação das pessoas. Para que obtenha êxito nesta tarefa, deve, em primeiro lugar, motivar a si mesmo, pois o exemplo educa muito mais que as repreensões. Imaginemos a seguinte situação: como é que um médico pode convencer o seu paciente a largar de fumar se ele prescreve a receita com um cigarro à mão? Há muitos pensamentos sobre liderança. Reflitamos sobre alguns deles.

Os donos e as vítimas. As pessoas que o líder dirige pertencem a duas categorias: os donos e as vítimas. As que se portam como donos têm responsabilidade, sabem o que querem na vida e não medem esforços para conseguir os seus objetivos. As que se colocam como vítimas estão sempre reclamando, contando as suas histórias infelizes, culpando o governo e os outros pela sua condição sofredora. O líder deve sopesar cada um dos casos para poder liderar com eficácia.

Empregado não-produtivo. Se um empregado não produz a contento, ele está com algum conflito. Por mais que se insista com ele, o retorno é baixo para a empresa. Haverá mais ganho investir no empregado produtivo. Algumas pesquisas apontam que os gerentes perdem mais de 70% de seu tempo tentando fazer pessoas não-produtivas produzirem. E a maioria dos produtivos, quando muda de emprego, faz isso porque não recebeu atenção suficiente. De acordo com Peter Drucker, “quando não há comprometimento, existem apenas promessas e esperanças... não planos”.

Bancando o bombeiro. Os bombeiros existem para apagar incêndios. Se o líder está apenas apagando incêndios, falta-lhe tempo para pensar, criar e inovar. Às vezes nos deixamos influenciar pela situação do momento, quer sejam as falsas opiniões, quer sejam os melindres, que poderiam ser enterrados no nascedouro. Tentando apaziguar o diz que diz que, podemos postergar uma ação de marketing, que poderia resultar em maiores lucros para a empresa.

Ouvir mais e falar menos. O líder deve estar aberto a todo tipo de mudança, comentário ou crítica que surgir em seu caminho. Para captar as mudanças que estão por vir, deve desenvolver o senso da audição. Ouvindo mais e falando menos vai entrando no âmago das questões. Geralmente, quando nos colocam numa posição de comando, pensamos que precisamos saber de tudo, estar a par de todas as novidades, ensinar, falar. Captar o que está acontecendo aqui e agora tem mais substância.

feedback, mesmo negativo, é essencial. O líder nunca deveria se eximir do feedback. Observe um prisioneiro colocado na solitária. Ele sente-se o pior dos mortais, pois não tem contato e nem feedback com outro ser humano. Do mesmo modo é o líder que não recebe crítica ou elogio. Ele acaba ficando com a sua própria crítica e o seu próprio elogio, o que não é muito bom, pois o primeiro impulso do ser humano é pensar em suas fraquezas e não em suas potencialidades.

O líder pode muito, desde que esteja fazendo as coisas certas. Uma mente, concentrada em sublimes objetivos, é um poderoso estimulante para as demais.




5 comentários:

Mauricio Visentin Coronado. disse...

com certeza estamos sempre aprendendo o melhor. gostei !

Mauricio Visentin Coronado. disse...

muito bom . assim vamos aprendendo sempre!

Mauricio Visentin Coronado. disse...

muito bom. asim vamos aprendendo sempre

Anônimo disse...

muito bom.

Anônimo disse...

muito bom.