02 fevereiro 2016

A Concentração e o Barulho Externo

A presença de barulho externo é uma constante em nossas vidas: aparelho de som, rádios, conversas, instrumentos musicais etc. Em virtude dessa ocorrência, podemos debruçar o nosso pensamento sobre a concentração, no sentido de amenizar as nossas dificuldades de atenção. 

O que se entende por concentração? É a capacidade de se forçar a sustentar por um longo período um bom nível de eficácia durante uma atividade específica.

A capacidade de concentração varia para cada um de nós. Além disso, devemos considerar a influência do cansaço, as preocupações, a tristeza e os desafetos. Lembremos, também, que o esforço de atenção durante uma tarefa muito complexa não pode ser mantido por muito tempo. Por outro lado, as tarefas simples e repetitivas induzem-nos ao desleixo e ao comodismo. 

Quer queiramos quer não o problema está em nós. Queremos culpar o vizinho que liga o seu aparelho no último volume, o irmão que toca a sua guitarra, aquele outro que ouve a sua estação de rádio favorita. Temos que exercitar a concentração. Para tanto, uma bomba ao lado não deve alterar o nosso estado de atenção. 

Façamos uma couraça de proteção. Enviemos ao nosso cérebro vibrações positivas, desviando-o dos pensamentos negativos, daqueles que tentam nos jogar para a desilusão. Sem esforço, o resultado é nulo. 

Nenhum comentário: