17 junho 2019

Neuropedagogia

Neuropedagogia é uma área de conhecimento que engloba a Pedagogia e a Neurociência. Tem por objeto o estudo do funcionamento do cérebro e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Um curso, com este nome, incluiria o estudo do cérebro, a aprendizagem, o ensino e as relações com a educação especial.

Quanto ao cérebro, destacaríamos: 1) plasticidade. A capacidade que o cérebro tem de se modificar e se adaptar; 2) neurônios. As células responsáveis por transmitir os impulsos nervosos; 3) sistema límbico. O gerenciamento de nossas emoções e comportamentos diante dos outros; 4) memória. A capacidade de nos relacionarmos com o passado, compreender o presente e planejar o futuro.

Quanto à aprendizagem, incluiríamos: 1) estudar e aprender. A ato de obter informações e fazer bom uso delas; 2) importância do ambiente. A cor das paredes, o silêncio exterior, entre outros, ajudam sobremaneira a atenção e concentração no estudo; 3) aprendizagem e as emoções. A pessoa aprende bem quando sente motivação para o que lhe é ensinado; 4) inteligências múltiplas. Dentre as sete, destacamos: inteligência lógico-matemática, linguística e musical; 5) fases da vida e suas características. Crianças de 1 ano de idade têm necessidades totalmente diferentes de outra de 10 anos.

Quanto ao ensino, especificaríamos: 1) o papel do professor. Hoje, diferente de outras épocas, o professor é responsável por formar a "ponte" entre os alunos e os conteúdos a serem ensinados; 2) o papel da escola. Por estar inserida em uma comunidade, deve levar em conta o contexto em que vivem os seus alunos; 3) o papel da família. É essencialmente o de transmitir os valores morais de seus membros; 4) temas transversais. O seu principal objetivo é propor uma educação que tenha preocupação com a cidadania e a vida social e política dos alunos; 5) tecnologias de ensino. Filmes, áudios e uso do computador são bem-vindos.

Quanto à neuropedagogia na educação, teríamos: 1) distúrbios de aprendizagem. São dislexia, discalculia, disgrafia etc.;  2) psicomotricidade. Estuda o corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo; 3) educação inclusiva. Incluir na escola regular os alunos com necessidades especiais.

Fonte de Consulta

Curso de Neuropedagogia (Cursos 24h)





Nenhum comentário: