12 janeiro 2015

Influência e Resultados

Fototese: todos na organização são potenciais aliados.

A influência é a capacidade de direcionar o comportamento do outro na direção desejada. Podemos vê-la tanto nas relações pessoais como nas corporativas. Em qualquer um dos casos, a confiança é o elemento-chave. Para entendermos as redes de relacionamentos e selecionarmos aliados, tenhamos em mente: não temos tempo, há excesso de informações, cansaço e estresse.


Os princípios de influência no relacionamento com parceiros podem ser resumidos: oferecer concessões, começar cooperando, tomar a iniciativa. Tomemos cuidado com as trocas desiguais. Sejamos consistentes, ou seja, inteligentes, racionais, estáveis e honestos. Em se tratando da influência no experimento, recordemos que 95% das pessoas são imitadoras e 5% iniciadoras.

Segundo a teoria da relatividade psicológica (menos escolha, menos liberdade), pessoas preferem dizer "sim" para quem elas conhecem e gostam. Por que gostamos de alguém? Geralmente, levamos em conta a aparência física, a similaridade, a agradabilidade. Nesse sentido, enfatizemos a similaridade, estabeleçamos a confiança e elogiemos sinceramente.

Para não perder o focotrabalhar duro; levar resistências a sério, sem emoção; enfatizar a relação ganha/ganha com a empresa; ousar sempre; transformar a sua "aparente" fraqueza em força.

Criando condições para aberturatente ir além do que foi dito inicialmente; pergunte para entender o que realmente é importante; se necessário, peça esclarecimento sobre alguma expressão; avalie novas ideias; dê informação; revele algo de si mesmo.

No mundo corporativo, identifiquemos os tipos de moeda que estamos usando no "Banco da Reciprocidade": prefiramos as moedas de inspiração, reputação e gratuidade. 

Fonte:

SANTILLE, Alexandre. Influência sem Autoridade. Apostila do Laboratório de Negócios SSJ.

A metodologia que usam em todos os treinamentos segue os princípios da Andragogia moderna: ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. 

Nos cursos, utilizam metodologias, casos e vivências que tiram o participante da sua zona de conforto e proporcionam um aprendizado efetivo e profundo. 


Nenhum comentário: