06 novembro 2014

Ajustamento e Produtividade

Ajustamento. Etimologicamente, ajustar significa acomodar, adaptar, amoldar. Em termos sociais, é a capacidade que um indivíduo tem de buscar a harmonia na sociedade em que vive. Para tanto, deve ter alguns comportamentos dentro da sociedade, de forma a adequar-se a ela, sem nenhum tipo de conflito. Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo. Em termos econômicos, é produzir mais com os mesmos recursos.

Frustração. Obstáculo que é posto numa determinada meta, impedindo que o ser atinja o objetivo ao que tende pela sua própria dinâmica. No contexto motivacional, surge como um elemento estranho, que se impõe entre o próprio sujeito e os seus objetivos anteriormente programados. Conforme for o teor do obstáculo, o indivíduo pode se sentir sem forças suficientes para simplificá-lo. Por isso, o ajustamento. 

Diante da frustração, há dois tipos de comportamento;

1) O comportamento que exprime verdadeiro ajustamento: quando o indivíduo considera a frustração de maneira racional, objetiva e amadurecida, determinando uma conduta realmente eficiente na superação do conflito. 

2) O comportamento que exprime falso ajustamento: quando o indivíduo considera a frustração de maneira emocional, subjetiva e imatura, propondo, por conseguinte, comportamentos insuficientes frente à situação de conflito na qual se encontra. 

O correto é tratar o ajustamento como uma forma de auto realização, que é um tipo de comportamento que muda de acordo com as circunstâncias, obrigando o sujeito a manter a fé e a confiança mesmo diante das piores contrariedades. "É necessário que indivíduo aceite as diferenças e reconheça que as dificuldades interpessoais não são conseguida pela violência e o isolamento, senão através da comunicação". 

Adaptemo-nos conscientemente às circunstâncias. Às vezes, a não concretização dos nossos desejos é um bem que ainda não temos capacidade de divisar.

Fonte de Consulta

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: Psicologia do Comportamento Organizacional. 3.ed., São Paulo: Atlas, 1982.

  



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