29 janeiro 2010

Aula versus Palestra

Distingamos, na comunicação de conhecimentos, a noção de aula da de palestra. Não sejamos como aquele expositor que, como instrutor, era um excelente conferencista. Na aula, seguimos uma programação de temas, conectados uns com os outros. Embora cada tema tenha o seu objetivo particular, ele não pode se afastar do objetivo do curso como um todo, sob pena de desfigurar o próprio curso.

Os temas das palestras são propostos aleatoriamente. Na maioria das vezes, sugeridos pelos próprios expositores. Às vezes, o expositor quer aprofundar alguma determinada matéria. O que ele faz? Pensa sobre o tema, consulta livros, navega na Internet, ouve outros conferencistas etc. Depois de absorver as informações desejadas, sente-se no dever de transmiti-las aos demais seres humanos. Aqui, não há necessidade de um tema se relacionar com outro.

A didática da aula não pode ser igual à da palestra. Numa aula, podemos empregar várias técnicas de ensino, tais como, fazer grupos de estudo, trabalhar o tema em forma de perguntas e repostas, colocar perguntas embaixo das cadeiras e pedir para o aluno respondê-la ou fazê-la aos outros colegas de classe. A maiêutica socrática pode ser usada à exaustão, pois com ela faz-se o aluno pensar e tentar buscar com os demais colegas uma resposta adequada aos problemas que lhe são apresentados.

Na palestra, o expositor discorre sobre um determinado tema. Tendo em mente uma ideia central, divide o seu discurso em partes, tais como introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. Ele geralmente fala durante um determinado tempo, sem que haja perguntas ou interrupções da plateia. No final de sua oratória, abre espaço para perguntas ou dúvidas dos ouvintes. Na palestra, o orador transmite uma grande quantidade de informações em pouco espaço de tempo.

Façamos um resumo comparativo. Na aula, dialoga-se; na palestra, expõe-se. Na aula, há uma conexão dos temas; na palestra, os temas são variados. Na aula, procura-se informar menos e discutir mais; na palestra, informa-se mais e discute-se menos. Na aula, há uma ligação mais estreita entre aluno e professor; na palestra, a ligação entre o orador e o ouvinte é passageira.

Na qualidade de expositores, reflitamos sobre esses detalhes, porque transformar uma aula numa palestra pode ser muito enfadonho aos alunos, sequiosos de conhecimento.