O
cientista político Harold Lasswell propõe um paradigma destinado a orientar o
exame científico dos variados aspectos da comunicação de massa. Segundo Lasswell o estudo de cada uma dessas
questões (conhecidas como os setes quês) implica modalidades específicas de análise do
processo comunicacional.
Em que canal?
Com que intenções, em
que condições, com que efeitos?
1) Quem (fatores
que iniciam e guiam o ato da comunicação).
2) Diz o quê –
implica uma análise de conteúdo.
3) Em que
canal (meios interpessoais ou de massa) – implica uma análise
de meios.
4) A quem (pessoa
atingida por esses meios) – implica uma análise de
audiência.
5) Com que
efeitos (impacto produzido pela mensagem sobre a audiência) – implica
uma análise de efeito.
Podemos ainda
acrescentar ao modelo original de Lasswell uma questão referente às causas, aos
antecedentes ou intenções da mensagem (questão sugerida por O. Holsti), e outra
referente às condições em que foi recebida.
BARBOSA, Gustavo e
RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. 2.ed., Rio de
Janeiro: Elsevier, 2001 – 6ª Reimpressão.
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