SUMÁRIO: 1. Introdução. 2.
Conceito. 3. Histórico. 4. Cartazes e Slides: 4.1. Confecção de Slides
(Cartazes); 4.2. O Conteúdo Eficaz dos Slides; 4.3. Lembretes sobre o Uso de
Slides. 5. O Retroprojetor: 5.1. Instruções Gerais; 5.2. Vantagens do
Retroprojetor; 5.3. Desvantagens do Retroprojetor. 6. Outros tipos de Material
de Apoio e a Postura do Expositor: 6.1. Mais Recursos Didáticos; 6.2.
Princípios que Facilitam a Utilização da Multimídia; 6.3. Treinando a Exposição
em Multimídia. 7. Conclusão. 8. Bibliografia Consultada.
1. INTRODUÇÃO
Presentemente, a
veiculação do conhecimento é muito facilitada pelo uso dos recursos
audiovisuais, ou seja, retroprojetor, datashow, computador etc. Procuraremos,
neste trabalho, anotar algumas instruções para a preparação eficaz de slides.
2. CONCEITO
Imagem – É algo comum
à exposição lexvisual (texto ilustrado) e à audiovisual (inclui sons e ruídos,
bem como a narração do orador).
Multimídia — Qualquer
combinação de texto, figuras, sons, animação e vídeo transmitida pelo computador.
Slide — Qualquer
material visual que seja apresentado, incluindo as apresentações de computador,
slides de 35mm e transparências.
Apresentação — É a
transformação de uma informação em uma mensagem simples e concisa.
3. HISTÓRICO
A pedra lascada, no
período de nossa pré-história, pode ser considerada um dos primeiros
instrumentos de comunicação (e apresentação) das informações. Depois vieram a
pintura das cavernas em 17.000 a.C.; a invenção do alfabeto sumeriano em 4.000
a.C.; o papel em 105; o tipo móvel em 1476; o quadro de giz em 1700; a
fotografia em 1822; o telefone em 1876; o projetor de filme em 1887; a
televisão (imagens em movimento) em 1926; o projetor de transparências em 1944;
o videotaipe em 1956; o projetor de slide em 1961.
A partir de 1980
tivemos a invenção da planilha e do processador de texto, o banco de dados
baseado em texto, a editoração eletrônica, o gráfico em computador em alta
resolução e a multimídia em 1990. Presentemente, o computador tem tido um
avanço sem limites, pois a eletrônica descobre a cada dia uma nova forma de
veicular o conhecimento.
4. CARTAZES E SLIDES
4.1. CONFECÇÃO DE
SLIDES (CARTAZES)
O cartaz (slide)
caracteriza-se por apresentar, através de ilustrações, textos reduzidos e
cores, uma mensagem clara e direta do tema escolhido. As ilustrações
assemelham-se ao slogan, que exprime numa frase a idéia central do
que se quer transmitir.
Ele deve ser motivador, instrutivo
e divulgador.
Eles podem ser
confeccionados usando figuras geométricas (quadrado, triângulo e circunferência)
ou desenhos de traços (figuras de palito).
Deve ser simples,
ou seja, eliminar tudo o que é supérfluo no cartaz e que possa desviar a
atenção do observador.
4.2. O CONTEÚDO
EFICAZ DOS SLIDES
Para criar um
conteúdo eficaz, lembre-se das seguintes regras:
- MOS (mantenha-o
simples);
- Use
desenhos ou gráficos sempre que puder e reduza o número de palavras e
números;
- Deixe
bastante espaço entre os itens para facilitar a visualização; - Use
fontes grandes para melhorar a visualização;
- Os desenhos não
precisam ser perfeitos, mas devem ser claros e ter sentido;
- Mantenha
sempre a mesma aparência durante toda a apresentação, utilizando
sempre a mesma cor de fundo, tipo de fonte etc. Quebre a consistência somente
se desejar usar um elemento surpresa. (Hasbani, 2001)
4.3. LEMBRETES SOBRE
O USO DE SLIDES
01) Coloque o mínimo
possível de informação em seu slide e mantenha o foco;
02) O conteúdo dos
slides deve estar diretamente relacionado ao que você está dizendo. Não deixe o
seu discurso se desviar do conteúdo imediato do slide que está mostrando;
03) Considere formas
alternativas de apresentar gráficos. Por exemplo, um gráfico de crescimento
populacional pode ser construído com barras de formato humano no lugar de
barras convencionais;
04) Não faça cópias
xerocadas de livros ou relatórios. Faça sempre ilustrações produzidas com um
estilo consistente em toda a apresentação;
05) Os materiais de
apoio oferecem ao auditório uma representação visual de seus pensamentos. Eles
ajudam a guiá-los aos pontos importantes com mais eficiência. É mais fácil se
expressar com o uso de gravuras, gráficos e modelos.
Pense no quanto é difícil descreve o desenho de um prédio, por exemplo;
06) Use
figuras para transmitir uma idéia. Imagine sinais de trânsito sem desenhos.
Quanto tempo demoraria a ler "cuidado, risco de pista escorregadia?"
Tempo suficiente para acontecer o acidente;
07) Um slide consiste
em um título e em um corpo. O título é normalmente
escrito em fontes grandes e descreve, sucintamente, o que será apresentado no
slide. O corpo é reservado para o material que você quer apresentar. No corpo,
é possível combinar desenhos, diagramas e palavras. (Hasbani, 2001)
5. O RETROPROJETOR
5.1. INSTRUÇÕES
GERAIS
01) O uso de retroprojetor deve
ser bem planejado, pois devemos tê-lo como um recurso de apoio à comunicação do
pensamento, e não o próprio pensamento;
02) Posicioná-lo num
lugar estratégico, para que não atrapalhe a visão do público;
03) Cuidar para que
todos os slides tenham a mesma aparência;
04) Evitar a cópia de
livros e sua leitura através dos slides;
05) Valer-se de uma
folha de papel para cobrir o material do slide que não quer mostrar ao público.
5.2. VANTAGENS DO
RETROPROJETOR
- Possibilidade de
uso com sala iluminada;
- Adaptação em
qualquer ambiente;
- Projeções
coloridas;
- Facilidade de
comunicação visual;
- Facilidade de
transporte;
- Possibilidade de
uso sem tela;
- Possibilidade de
substituição imediata da lâmpada;
- Facilidade de ligar
e desligar sem provocar distrações.
5.3. DESVANTAGENS DO
RETROPROJETOR
As principais
desvantagens desse recurso visual são:
- Custo elevado;
- Dificuldade de
substituição. (Polito, 1997)
6. OUTROS TIPOS DE
MATERIAL DE APOIO E A POSTURA DO EXPOSITOR
6.1. MAIS RECURSOS
DIDÁTICOS
O quadro de giz, o
flipchart, a Televisão, o projetor de slides, o episcópio, o computador, o
datashow, o gravador e o vídeo são outros bons recursos que o orador pode
utilizar na veiculação das suas idéias. Cabe-lhe verificar as características
(interesse e cultura) do público e utilizar o melhor material de apoio que se
ajuste às necessidades do mesmo.
6.2. PRINCÍPIOS QUE
FACILITAM A UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA
- Gestos:
gestos nervosos e movimentos de mão desajeitados podem arruinar uma
apresentação importante. Acostume-se à posição do mouse e do teclado, mas não
se apoie sobre eles.
- Sorrisos e
expressões faciais: transmita que você gosta da tecnologia da multimídia. Se
o computador ou monitor forem por água abaixo, não deixe seu sorriso ir com
eles.
- Comunicação
visual: não diga ao público que você está preocupado com o seu equipamento
olhando para ele em vez de olhar para o público. Não leia o texto da tela.
- Postura e
movimento: não há necessidade de subir em um pedestal e nem
agachar/esconder-se atrás do monitor do computador. Use um controle remoto.
- Uso da voz:
não fale ao mesmo tempo em que o vídeo esteja produzindo sons. Não descreva ao
que o público assistirá, a menos que isso necessite de explicação.
- Palavras e
não-palavras: Hums, ers, e uhs comumente escapam dos lábios de
apresentadores nervosos nos espaços entre os elementos da mídia ou quando um
lapso inesperado ocorre. Aceite a pausa. (Lindstrom, 1995)
6.3. TREINANDO A
EXPOSIÇÃO EM MULTIMÍDIA
- Não ensaie demais;
não menos do que três vezes e não mais do seis vezes é recomendável;
- Não faça alterações
de última hora sem uma cópia de reserva completa e disponível;
- Nunca perca a sua
compostura. Como diz o ditado: "Nunca deixe perceber que você está
transpirando.
7. CONCLUSÃO
Quer estejamos usando
um computador, um retroprojetor, ou mesmo uma lousa, o que importa é o conteúdo
a ser transmitido e não o recurso em si mesmo. Para melhor expressarmos as
nossas idéias, sejamos breves, concisos e objetivos, colocando-nos sempre na
situação daquele que nos ouve.
8. BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA
HASBANI,
Ghassan. Fazendo Excelentes Apresentações: Coisas que Realmente São
Importantes. Tradução de Marina Massaranduba. São Paulo: Market Books,
2001.
LINDSTROM, Robert
L. Guia Business Week para Apresentações em Multimídia. Tradução de
Eliane Bueno Freire. São Paulo: Makron Books, 1995.
POLITO,
Reinaldo. Recursos Audiovisuais nas Apresentações de Sucesso. 3.
ed., São Paulo: Saraiva, 1997.
São Paulo, julho de
2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário