1) Quando usar
Deve ser escolhido quando o destinatário não estiver disponível naquele
horário, e a resposta não seja esperada com urgência.
Quando o assunto é delicado, não se deve usar o e-mail, porque pode
haver má interpretação.
2)
Esquecimento da identificação
Mesmo que não seja pedido, confirme o recebimento da mensagem, até quando
não tiver resposta completa no momento.
"Ok", "recebido" mostra disposição.
3) Atenção
ao assunto
O campo do assunto deve refletir o conteúdo da mensagem. A pessoa recebe
vários e-mails por dia e vai determinar o grau de urgência de cada um ao olhar
para os assuntos.
4) O cuidado
com as saudações
"Olá" e "bom dia" são cordiais, sem serem informais
demais.
"Prezado" é extremamente formal — exagerado.
Atte é abreviatura de atenciosamente e não att.
5) A falta
de objetividade
Deve-se ir direto ao assunto, sem rodeios, sem muitas voltas.
6) O calibre
da formalidade
Deve-se escolher o meio termo entre uma circular antiga e o arroubo dos jovens.
7) O uso de
abreviações
Deve ser evitado, embora não seja proibido.
8) A aversão
a maiúsculas
Escrever em maiúsculas significa, na linguagem da internet, gritar com alguém.
9) A
adequação do tamanho
E-mails longo, em geral, não são lidos. E, se são lidos, não são compreendidos em sua integridade.
10) A
necessidade de revisão
Um texto de correio eletrônico deve ser simples, mas não descuidado.
Fonte: Revista
Língua Portuguesa nº 87 (2013) www.revistalingua.com.br
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