"Dispor de um meio adequado não significa que não possa haver um meio melhor." Edward de Bono, Os seis chapéus do pensamento (1985)
Edward de Bono, psicólogo e
especialista em criatividade do pensamento, procura sempre por inovação.
Diz-nos que "raciocínio vertical é cavar cada vez mais fundo no mesmo
buraco, enquanto raciocínio lateral é tentar de novo em outro lugar". Em
termos práticos, isto quer dizer que se não encontramos respostas satisfatórias
para determinados problemas (do jeito que estamos procurando) devemos
procurá-las em outro lugar, de outra maneira, olhando sob outro ângulo e através
de outras associações. E a "chave" para pensar lateralmente é usar,
simplesmente, a expressão... "e se...?" — E se em vez de dividir eu
multiplicar? — E se em vez de pintar de verde eu pintar de vermelho? — E se em
vez de ir por aqui eu for por ali? — E se em vez de deixar aqui eu puser ali?
Edward de Bono, em Os seis chapéus do pensamento, descreve um método inovador de organizar ideias para obter a melhor conclusão o mais rápido possível. A abordagem pode ser aplicada por indivíduos trabalhando sozinhos, mas é mais indicada para discussões em grupo. Ideias discrepantes e conflitantes podem ajudar bastante na solução de um problema concreto.
Os usuários do sistema de Bono
revezam-se com os chapéus (que podem ser literais ou metafóricos). Eis cada um deles.
Chapéu branco — descreve fatos e dados, de
forma neutra. Pergunta: o que sabemos realmente sobre
a questão em pauta?
Chapéu vermelho — fornece o ponto de
vista emocional. Pergunta: quais são as nossas reações
instintivas à questão?
Chapéu preto — ressalta os riscos e as
fragilidades de uma ideia. Nesse caso, os participantes devem
enfocar as razões para cautela.
Chapéu amarelo — antecipa os pontos de vista
positivos e as vantagens. Aqui, convém imaginar cenários mais vantajosos.
Chapéu verde — oferece o ponto de vista
criativo. Os usuários do chapéu verde são encorajados
a inventar abordagens totalmente diferentes do tema, sondando e provocando.
Chapéu azul — conduz o debate. Seu papel é reunir as argumentações para extrair uma visão global. Bono denomina-o de “metapensamento”.
A abordagem dos seis chapéus do pensamento foi adotada por muitas empresas, incluindo a Speedo, que a usou ao desenvolver sua linha de trajes de banho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário