Características principais das redes sociais: interatividade, compartilhamento de conteúdo, construção de comunidades e marketing digital.
As redes sociais são
plataformas digitais para construir comunidades virtuais ou relações sociais
entre as pessoas. Elas permitem a interação entre usuários, o compartilhamento
de conteúdo, a construção de comunidades e o estabelecimento de conexões entre
pessoas, grupos e marcas.
Os primeiros
serviços oferecidos, via computador, foram o e-mail e os programas de bate-papo,
surgidos no início da década de 1970. O USENET, o primeiro serviço de
rede social no sentido moderno do termo, começou em 1979 como um sistema de
mensagens entre a Universidade de Duke e a da Carolina do Norte. Espalhou-se
rapidamente para outras universidades e órgãos do governo americano.
Depois da expansão
da WWW na década de 1990, as empresas comerciais começaram a criar redes
sociais online para o uso do público em geral. Classmates.com e SixDegress.com
— as primeiras — usavam os meios de se reconectar com velhos amigos de escola,
faculdade e trabalho. Depois vieram os sites de namoro, contatos profissionais
(Linkedin), entre outras. O Facebook surgiu em 2004 e o Twitter em 2006
Algumas redes
sociais gerais
Facebook. Permite a criação de perfis pessoais, interação com amigos, compartilhamento de
fotos, vídeos, links, atualizações de status, criação de grupos, eventos e
páginas para empresas.
Instagram. Focada em compartilhamento de fotos e vídeos.
X
(anteriormente Twitter). Rede social voltada para
microblogging, onde os usuários publicam posts curtos, chamados de
"tweets". Muito usada para discussões rápidas e compartilhamento de
notícias em tempo real.
TikTok. Plataforma de vídeos curtos que se tornou extremamente popular, especialmente
entre os jovens, para conteúdo criativo, humor, danças e tendências virais.
Além dessas, há as redes sociais profissionais, como o LindedIn, voltada para conexões profissionais, currículos e networking; redes sociais de vídeo e streaming, como o YouTube; redes sociais de mensagens, tais como, WhatsApp e Telegram.
As redes sociais têm um impacto significativo na sociedade moderna: influenciam as relações pessoais, o marketing e as questões políticas. Seu aspecto positivo pode ser visto na construção de comunidades e na divulgação de ideias. Seus desafios referem-se à privacidade, desinformação, vícios tecnológicos e saúde mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário