16 janeiro 2025

Redes Sociais

Características principais das redes sociais: interatividade, compartilhamento de conteúdo, construção de comunidades e marketing digital.

As redes sociais são plataformas digitais para construir comunidades virtuais ou relações sociais entre as pessoas. Elas permitem a interação entre usuários, o compartilhamento de conteúdo, a construção de comunidades e o estabelecimento de conexões entre pessoas, grupos e marcas.

Os primeiros serviços oferecidos, via computador, foram o e-mail e os programas de bate-papo, surgidos no início da década de 1970. O USENET, o primeiro serviço de rede social no sentido moderno do termo, começou em 1979 como um sistema de mensagens entre a Universidade de Duke e a da Carolina do Norte. Espalhou-se rapidamente para outras universidades e órgãos do governo americano.

Depois da expansão da WWW na década de 1990, as empresas comerciais começaram a criar redes sociais online para o uso do público em geral. Classmates.com e SixDegress.com — as primeiras — usavam os meios de se reconectar com velhos amigos de escola, faculdade e trabalho. Depois vieram os sites de namoro, contatos profissionais (Linkedin), entre outras. O Facebook surgiu em 2004 e o Twitter em 2006

Algumas redes sociais gerais

Facebook. Permite a criação de perfis pessoais, interação com amigos, compartilhamento de fotos, vídeos, links, atualizações de status, criação de grupos, eventos e páginas para empresas.

Instagram. Focada em compartilhamento de fotos e vídeos. 

X (anteriormente Twitter). Rede social voltada para microblogging, onde os usuários publicam posts curtos, chamados de "tweets". Muito usada para discussões rápidas e compartilhamento de notícias em tempo real.

TikTok. Plataforma de vídeos curtos que se tornou extremamente popular, especialmente entre os jovens, para conteúdo criativo, humor, danças e tendências virais.

Além dessas, há as redes sociais profissionais, como o LindedIn, voltada para conexões profissionais, currículos e networking; redes sociais de vídeo e streaming, como o YouTube; redes sociais de mensagens, tais como, WhatsApp e Telegram. 

As redes sociais têm um impacto significativo na sociedade moderna: influenciam as relações pessoais, o marketing e as questões políticas. Seu aspecto positivo pode ser visto na construção de comunidades e na divulgação de ideias. Seus desafios referem-se à privacidade, desinformação, vícios tecnológicos e saúde mental.

Nenhum comentário: