08 outubro 2019

Origem dos Algarismos

Estamos sempre à procura das origens. Em se tratando dos algarismos, há algumas explicações que são fantasiosas. Eis algumas delas: 1) os formatos dos algarismos representam tantos ângulos (Ver figura) quanto o numeral deve indicar; 2) os formatos dos algarismos apresentam tantos segmentos (Ver figura) quanto o numeral deve indicar; 3) os numerais eram representados por pontos (Ver figura) que posteriormente teriam sido ligados dando origem aos nove sinais conhecidos.

Georges Ifran, em sua História Universal dos Algarismos, diz-nos que, em 4000 a.C., os primeiros algarismos da história foram inventados para substituir as pedras por objetos, fazendo-os corresponder a uma ordem de unidade de um sistema de numeração: um pauzinho simbolizava a unidade; uma bilha, a dezena; uma esfera, a centena. Na baixa Mesopotâmia, houve diferença de detalhes, pois a tradição era sexagesimal. Acrescenta que o homem orienta-se pelo seu corpo, conta com seus dedos. Além disso, foi universalmente ajudado por pedras, conchas, pauzinhos etc.

Em 2000 a.C., depois de as letras terem sido inventadas, poder-se-ia escrever números por meio delas. O sistema consistiu em atribuir às letras uma ordem: primeiro, os valores numéricos de 1 a 9 e depois, por dezenas, de 10 a 90 e em seguida por centenas etc. Os matemáticos da Grécia antiga racionalizaram a numeração no quadro do sistema decimal. O domínio mágico e divinatório preocupou-se com a soma dos valores das letras constitutivas de uma palavra. Exemplo: o número 26 tornou-se um número divino para os judeus. YAHWEH (Y + H + W + H = 10 + 5 + 6 + 5 = 26).

A jornalista Katharyne Bezerra diz que há mais de 30.000 anos, os homens da caverna sentiram a necessidade de contar objetos e suas conquistas. Para isso, usavam pedaço de madeira ou um osso, que servia para fazer traços. Para cada animal adquirido, um traço era adicionado. No final, tinha noção da soma dos animais conseguidos daquele dia. Depois de se tornar sedentário, tem necessidade de controlar os seus animais. A cada animal que saia pra pastar um pedra era colocada dentro de um saco; quando os animais voltavam, retirava as pedras do saco.

Os números hoje utilizados foram criados pelos indianos no século V na era cristã, mas só foram difundidos para todo mundo pelos árabes. Por essa razão, os algarismos ficaram conhecidos como indo-arábicos.

Nenhum comentário: