"Independente do cargo que ocupa todo mundo erra."
A Revista Você, de junho de 2009, dedica boa parte de sua
edição ao problema do erro. Eis algumas anotações:
1) Os comportamentos que costumam gerar mais erros são: a) ignorar
outros pontos de vista; b) recusar-se a aprender com os erros; c) achar que sabe
mais do que os outros; d) agarrar-se às suas convicções sem questioná-las; e)
ignorar o talento das pessoas.
2) O tipo de informação que ajuda um gestor a evitar erros são: a) não
se pautar por rumores. Para isso, deve se munir constantemente de novas experiências,
dados e análises; b) é fundamental ouvir o que clientes, fornecedores,
empregados e outras partes envolvidas no negócio têm a dizer. Ao fazer isso, o
risco de uma decisão equivocada pode ser reduzido na fonte.
3) Quem nunca disse "sim" a uma demanda do chefe quando na
verdade pensou em dizer "não"? Esse é outro equívoco que aparece
entre os mais citados pelos 17 profissionais de recursos humanos consultados
pela VOCÊ S/A. Sob pressão, muita gente dá o braço a torcer e aceita o projeto
do chefe.
4) Confira quais são os sete erros mais comuns cometidos por
funcionários, segundo as respostas de 17 executivos de RH ouvidos pela
reportagem:
- Não ter ou não sustentar uma postura de
aprendiz.
- Dificuldade de dizer "não" para a
liderança ou para seu próprio time.
- Análises incorretas ou erros estratégicos no
planejamento.
- Não privilegiar a excelência de desempenho.
- Falta de rigor e profundidade na análise de
problemas.
- Tomada de decisão e encaminhamento de ações
pensando somente no seu "próprio negócio", sem considerar
eventuais reflexos em outras células da organização.
- Falta de alinhamento com a estratégia e os valores
da companhia.
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