07 outubro 2025

A Vida Íntima das Frases (Notas de Livro)

Título: A Vida Íntima das Frases

Autor: Deonísio da Silva

São Paulo: A Girafa Editora, 2003.

B

A Burrice é Contagiosa; o Talento, não

Esta é uma das muitas frases célebres de autoria do crítico literário Agripino Grieco (1888-1973), famoso por tiradas cheias de verve e maledicência, proferidas contra pomposos escritores nacionais, até então convictos de que, dado o ofício que praticavam, muitas vezes confundido por sua posição social ou política, não poderiam ter suas obras criticadas, a não ser em comentários favoráveis. O corajoso paraibano, entretanto, culto e irônico, não poupava ninguém e legou à posteridade uma obra de crítica literária desassombrada, imune às tradicionais igrejinhas e confrarias tão presentes na cultura brasileira. Entre seus livros estão Vivos e mortos, Recordações de um mundo perdido e Gralhas e pavões.

De Onde Vêm as Palavras (Notas de Livro)

Título De Onde Vêm as Palavras. São Paulo

Autor: Deonísio da Silva

São Paulo: A Girafa, 2004. (Coleção o mundo são palavras)

Adoração: do latim adorationis, genitivo de adoratio, ato de adorar, adoração. A formação desta palavra remonta ao latim oris, boca, e à preposição ad, junto, em direção a. O gesto significa, pois, levar algo à boca. Em seus primórdios, o ato de adoração consistia em levar a mão à boca e, com o braço estendido, jogar um beijo à divindade. Além deste gesto, havia ainda a prosternação e a genuflexão, mas os cristãos cultivaram mais este último. 

Alcorão. Do árabe al-qur'an, a leitura, isto é, a melhor leitura que se pode fazer. Segundo os muçulmanos, o Alcorão, cuja variante é Corão, foi ditado pelo anjo Gabriel ao profeta Maomé, entre os anos de 612 a 632, em Meca e em Medina. À semelhança da Bíblia, é dividido em capítulos, chamados suratas, e versículos.