08 agosto 2017

Frases sobre Oratória

"Um homem nunca se torna orador quando tem algo para dizer." (Finley Peter Dunn, humorista do início do século vinte)

Os oradores "Podem ser melhor descritos como [pessoas] que, antes de se levantarem, não sabem o que irão dizer; quando estão falando, não sabem o que dizem; e quando voltam a sentar-se, não sabem o que disseram." (Winston Churchill)

“Bom orador é o que se convence a si mesmo antes do convencer o auditório.” (Carlos Drummond de Andrade)

“O orador vive à espera da catástrofe para transformá-la em motivo de oratória.” (Carlos Drummond de Andrade)

"Oratória: uma conspiração entre o discurso e a ação para enganar a inteligência. Uma tirania atenuada pela estenografia." (Ambrose Bierce)

Oscar Wilde comentou sobre um orador seguro: "Ele sabe exatamente quando não dizer nada."


28 janeiro 2017

8.º Hábito: da Eficácia à Grandeza - Notas do DVD

Para entendermos o 8.º hábito, saibamos o conteúdo dos sete primeiros, publicado em 1989. Os três primeiros dizem respeito a Independência e Autodomínio: Hábito 1: Ser Proativo; Hábito 2: Começar com o Objetivo em Mente; Hábito 3: Primeiro o Mais Importante. Os três seguintes referem-se à Interdependência: Hábito 4: Mentalidade Ganha-Ganha; Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido; Hábito 6: Criar Sinergia. Por último, o Hábito 7: Afinar o Instrumento. Em 2004, foi publicada a sequência de Os Sete Hábitos: "O 8.º Hábito: da Eficácia à Grandeza".

Stephen Covey começa este DVD explicando que a natureza humana está dividida em quatro partes: body (corpo), mind (mente), heart (coração) e spirit (espírito). As 4 partes representam 4 capacidades, 4 necessidades, 4 inteligências, 4 dimensões, honradas, respeitadas e integradas e postas em uma única sinergia. Com isso, a pessoa pode encontrar a sua voz, e também ajudar os outros a encontrar a voz deles. Possuir uma voz significa usar o talento e a paixão em benefício do que o mundo precisa. A voz é movida pela consciência (espírito), pela necessidade (corpo), pela paixão (coração) e talento (mente), todos integrados.

As dificuldades que as pessoas têm para encontrar sua voz pode ser expressa no que ele chama de "cinco cânceres emocionais em metástase", que nada mais são do que a atitude e o espírito de criticar, comparar, reclamar, competir por sua auto-estima e de discutir.

O 8.º hábito, que se usa na nova "economia inteligente", ou seja, a tecnologia da informação, e se sustenta nos outros sete, porém como uma terceira dimensão dos outros sete, tem um norte: encontre sua voz e ajude os outros a encontrar a deles.

Em sua exposição deu ênfase à liberdade de escolha, que se fundamenta na observância dos princípios, que são universais, eternos e evidentes por si mesmos, e nas quatro inteligências: mente (I.Q.), coração (E.Q.) corpo (P.Q.) e espírito (S.Q.).

Trabalha sempre com os 4 aspectos (corpo, coração, mente e espírito). Se tudo estiver ligado, inclusive com a supervisão do Criador, a pessoa tem uma vida cuja voz será ouvida.

Relembra-nos: "Vamos concordar com a regra básica de que ninguém fará sua argumentação até que tenha entendido completamente a argumentação do outro".

Finaliza com as palavras de Teilhard de Cardin: "Não somos humanos passando por uma experiência espiritual. Somos seres espirituais passando por uma experiência humana".

20 janeiro 2017

Como Falar para as Pessoas Ouvirem

Vídeo de 10 minutos bastante objetivo sobre falar em público, inclusive com exercício para o aquecimento da voz.

18 janeiro 2017

Infoempresário

Infoempresário é uma palavra que foi criada por H. Skin Weitzin, em seu livro O Poder da Informação, para designar uma nova geração de empresários que estão o tempo todo usando os recursos da informática. Na realidade é a pessoa que coleta, organiza e dissemina informações, como empreendimento comercial ou como serviço de valor.

No capítulo 3, “Personalizar as Informações”, temos:

Operações e Produção.  Compilação, Computação, Cópia e Comparação de dados. Este é o primeiro nível onde ocorre a “Trituração de números”, onde 80% das informações são extraídas, manuseadas e armazenadas.

Controle de Gerenciamento. Tem a incumbência de inovar e atualizar as informações. Representa 15%.

Sistemas de Gerenciamento de Informações. Sintetização e coordenação das informações. Neste nível, as informações altamente personalizadas são usadas pelo pessoal do nível sênior. Representa 5%.

Gráfico:





Fonte de Consulta 

WEITZEN, H. Skip. O Poder da Informação: Como Transformar a Informação que você Domina em um Negócio Lucrativo. Tradução de Kátia Aparecida Roque. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.