Um conflito pode surgir de uma pequena diferença de opiniões e se
agravar até atingir o nível destrutivo.
Acompanhemos a evolução dos conflitos e suas características:
Nível 1 — Discussão: é o estado inicial do conflito; caracteriza-se
normalmente por ser racional, aberta e objetiva;
Nível 2 — Debate: neste estado, as pessoas fazem generalizações e
buscam demonstrar alguns padrões de comportamento. O grau de objetividade
existente no nível começa a diminuir;
Nível 3 — Façanhas: as partes envolvidas no conflito começam a
mostrar grande falta de confiança no caminho ou alternativa escolhidos pela
outra parte envolvida;
Nível 4 — Imagens fixas: são estabelecidas imagens
preconcebidas com relação à outra parte, fruto de experiências anteriores ou de
preconceitos que trazemos, fazendo com que as pessoas assumam posições fixas e
rígidas.
Nível 5 — Loss of face ("ficar com a cara no chão): trata-se da postura
de "continuo neste conflito custe o que custar e lutarei até o fim",
o que acaba por gerar dificuldades para que uma das partes envolvidas se
retire;
Nível 6 — Estratégias: neste nível começam a
surgir ameaças e as punições ficam mais evidentes. O processo de
comunicação, uma das peças fundamentais para a solução de conflitos, fica cada
vez mais restrito;
Nível 7 — Falta de humanidade: no nível anterior evidenciam-se as
ameaças e punições. Neste, aparecem com muita frequência os primeiros
comportamentos destrutivos e as pessoas passam a se sentir cada vez mais
desprovidas de sentimentos;
Nível 8 — Ataque de nervos: nesta fase, a necessidade de se
autopreservar e se proteger passa a ser a única preocupação. A principal
motivação é a preparação para atacar e ser atacado;
Nível 9 — Ataques generalizados: Neste nível chega-se às vias de fato
e não há outra alternativa a não a retirada de um dos dois lados envolvidos ou
a derrota de um deles.
O modelo apresentado aplica-se a qualquer tipo de conflito. Dependendo
da importância que se dá ao conflito - ignorando-o ou reprimindo-o - ele tende
a crescer e a se agravar. Porém, quando é reconhecido e as ações corretivas são
aplicadas imediatamente, poderá ser resolvido e transformar-se numa força
positiva, capaz de mudar hábitos e nos estimular a buscar resultados mais
positivos.
Fonte de Consulta
Apostila Coleção Gestão Empresarial
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