13 setembro 2025

Explicar é Desdobrar

Explicar. Refere-se ao ato ou processo de tornar algo compreensível. É esclarecer, descrever, ou justificar algo de forma que outra pessoa consiga entender. É apresentar razões causais, significados ou contextos que ajudem alguém a compreender um fato, ideia, fenômeno ou comportamento. Desdobrar é abrir algo que está fechado ou enrolado, tornar visível o que estava oculto, revelar as parte de algo mais complexo.

Ao explicar, abrimos um conceito para que fique mais claro, mostramos passo a passo como algo funciona ou por que algo acontece. O implícito se torna explícito, o complexo se torna acessível. Exemplo: imagine um novelo de lã todo enrolado (ideia complexa). Explicar é como desenrolar esse novelo até que o fio fique reto e claro a seguir.

Uma explicação é boa quando há: 1) clareza — a ideia é apresentada de forma compreensível sem ambiguidade; 2) estrutura lógica — a explicação tem começo, meio e fim, com ideias conectadas de forma coerente. Primeiro o problema, depois as causas, em seguida os efeitos. Bons explicadores usam comparações para facilitar a compreensão. Exemplo: explicar é como abrir um guarda-chuva — você mostra todas as partes que estavam escondidas.

Para que uma explicação seja considerada boa, deve haver objetividade, quer dizer, deve-se ir direto ao ponto, sem enrolar ou fugir do tema. Além disso, o explicador deve adquirir a capacidade de antecipar dúvidas. Uma boa explicação já responde às perguntas que surgiriam naturalmente.

Uma explicação é ruim quando: 1) a linguagem é confusa ou complexa demais; 2) uso de termos técnicos sem necessidade ou frases longas demais; 3) desvio de foco, afastando-se do assunto principal ou misturando muitos tópicos; 4) pressupor conhecimento que o outro não tem; 5) falar como se todos soubessem do que se trata, sem contextualizar; 6) ausência de exemplos; 7) falar com tom arrogante e impaciente.

Ao nos comunicarmos com os outros, vejamos se não estamos utilizando uma linguagem inconveniente. Posteriormente, façamos os esforços necessários para aprimorar a boa veiculação de nossas ideias.