29 junho 2011

Ctrl (Control)/C Ctrl V – Copiar/Colar

O copiar/colar, atitude proveniente da era da informática, deve ser bem ponderada. Embora a legislação caminhe a passos lentos neste novo setor de intercâmbio de ideias, devemos respeitar os direitos autorais, tal qual o fazemos quando citamos uma obra ou copiamos parte de um texto.

Em termos do desenvolvimento do nosso pensamento, quais são os inconvenientes de copiar e colar? Quando copiamos e colamos não exercitamos a nossa escrita, o nosso raciocínio. Nem pela cabeça do outro pensamos, pois não tivemos nenhum trabalho, não fizemos nenhum esforço pessoal. Somos apenas o Ctrl C/Ctrl V.

Escrever, com as próprias palavras, é extremamente salutar para o nosso desenvolvimento pessoal e intelectual. Por que copiar, se temos inteligência, raciocínio e vontade próprios? Observe: a mudança de comportamento é uma atitude que envolve todo o nosso ser. Se adquirirmos o hábito de pensar por nós mesmos, ele fará parte de nosso ser.
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28 junho 2011

Pesquisar na Internet

A Internet é um vasto campo de informações. Isso não resta dúvida. Para aproveitá-la ao máximo, precisamos de algumas orientações.

Ao se deparar com um texto, verifique se o autor está identificado ou se é um especialista no assunto. Observar o manejo da língua portuguesa. Notar, também, se suas opiniões estão baseadas em argumentos e evidências.

Não se fiar muito no primeiro lugar do Google. Sabemos que a fórmula usada baseia-se, essencialmente, no número de acessos e na quantidade de links apontados para a página. Há, porém, empresas que se prestam o colocar alguns sites em primeiro lugar.

Dependendo do assunto, lançar mão da pesquisa avançada do Google. Em muitos casos, digitar as palavras entre aspas já é o suficiente.

Fonte: Revista Nova Escola, n.º 242, maio de 2011, p. 84 a 87

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12 junho 2011

Curso de Administração de Tempo (Módulo 2)


Neste módulo do Curso de Administração do Tempo, há instruções de como utilizar o tempo a nosso favor.

O planejamento de nossas atividades está em primeiro lugar.

A Lei de Parkinson mostra que o trabalho tende a preencher ou adaptar-se ao tempo disponível.

Levar trabalho para casa mostra que a pessoa não soube planejar o tempo com eficácia.

Todas as atividades do dia a dia devem ser vistas no valor de longo prazo.

Fazer listas: elas apontam a direção de nossas atividades.

Para economizar tempo, comece pelas pilhas de papeis e documentos que sobrecarregam a mesa dos escritórios. Ao pegar no papel ou documento pela primeira vez, deve-se resolver de imediato, tratar do assunto e direcionar o papel para o lugar certo. Adiando, outros aparecerão.

Há várias abordagens sobre o dizer NÃO.

Dizer não faz-nos ganhar tempo, definir claramente situações mantém a prioridade.
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09 junho 2011

Lista dos Cursos 24 horas Online




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Curso de Administração de Tempo (Módulo 1)

Matricule-se no

dos Cursos 24 horas online e aprenda organizar o tempo de forma racional.
Dentre os diversos ensinamentos, destacamos:

1) Urgência e Importância

  • Importante e urgente – a realizar imediatamente;
  • Importante e menos urgente – a realizar nos próximos dias;
  • Menos importante, porém urgente – a realizar nos próximos dias;
  • Menos importante e menos urgente – a realizar quando a pessoa achar melhor;
  • Sem importância e sem urgência – se for necessário fazê-las deve-se delegar ou então verificar se o assunto não é para esquecer.

2) O Princípio de Pareto

O princípio 80/20 de Pareto é uma teoria bastante antiga criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Embora tenha sido criado há mais de cem anos, tal estudo se adapta à realidade atual e pode ajudá-lo na condução do seu dia.
Trata-se de uma análise que mostra que há um forte desequilíbrio entre ações e objetivos alcançados. Ao analisar a sociedade, o economista concluiu que 80% dos resultados que atingimos se relacionam a 20% dos nossos esforços. Isto significa que algumas ações específicas e estratégicas dão um retorno muito maior do que outras.

3) Assertividade

De um modo geral, ser assertivo é ter a capacidade de negociar seus limites consigo mesmo, ou seja, é encarar o problema da falta de tempo para viver e ter momentos de lazer. A assertividade está intimamente relacionada com a capacidade de administrar bem o tempo. Mais do que regras e princípios, a administração do tempo é uma postura, uma atitude de viver o presente sem perder o senso e a perspectiva do futuro.

A postura assertiva proporciona um bom relacionamento com os demais colegas de trabalho, afinal essa relação também facilita o cumprimento das tarefas e resulta em resultados satisfatórios, promovendo assim uma boa administração do tempo.

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