20 abril 2011

Estratégias para Aprender com o Erro

A Revista Harvard Business Review Brasil, de abril de 2011, dedica sua edição inteiramente ao tratamento do erro. Eis uma frase bastante interessante: “Desde cedo, somos programados para achar que errar é ruim. Essa crença impede que a organização aprenda com os tombos levados.”

Segundo Amy C. Edmondson, “A sabedoria de aprender com o erro é indiscutível. Organizações que fazem isso bem, no entanto, são extremamente raras. E não é por falta de compromisso com o aprendizado. Gestores na grande maioria das organizações que estudei nos últimos 20 anos — empresas farmacêuticas, de serviços financeiros, de design de produtos, de telecomunicações e de construção; hospitais; e o programa do ônibus espacial da Nasa, entre outros — queriam sinceramente ajudar a organização a aprender com os erros para ter um desempenho melhor no futuro. Em certos casos, gestores e suas equipes tinham dedicado horas e horas a avaliações pós-ação, a post mortens e afins. Mas, vez após vez, esse meticuloso esforço não levou a nenhuma mudança real. O motivo? Esses gestores estavam encarando o erro do jeito errado.”

Mais informações em: http://www.hbrbr.com.br/index.php?codid=418 , em 20/04/2011.

Nenhum comentário: