06 julho 2010

Uma Herança da Pesada e o Orador

Resumo do filme: No dia de seu noivado, homem que faz palestras sobre o poder da mente descobre que herdou do pai (que nunca conheceu) um elefante de cinco toneladas. Duas pessoas se apresentam para comprá-lo. O único problema é que o próprio rapaz terá de levar o animal ao outro lado do país.

Questão: como montar uma palestra sobre um elefante?

Parece fácil, mas a tarefa não é tão simples assim. Precisamos de muita criatividade e persistência. O filme Uma Herança da Pesada (Larger Than Life), de 1996, retrata a convivência (quase todo o filme) de um ator com um elefante. Ele andou, juntamente com o animal, a pé, de caminhão, de trem; tomou chuva; foi ao supermercado...

Na montagem de uma palestra, o enfoque é semelhante, ou seja, temos que arrumar um enredo, construir argumentos, criar uma história sobre aquilo que queremos falar. Depois de preparada, temos de vendê-la, ou seja, expô-la na frente dos outros, do público.

Este filme pode servir de inspiração para prepararmos um tema. O autor teve que imaginar, anotar, discutir, filmar e refilmar até que o enredo se consumasse numa diversão para as pessoas que fossem assistir ao filme. A preparação de um filme, de uma palestra, de um escrito é como uma partida de xadrez, em que não existem peças mais ou menos importantes: todas elas dependem da posição que ocupam no tabuleiro.

ver mais