04 setembro 2009

Ameaças e Oportunidades

Questão: como transformar ameaças em oportunidades?

Historicamente, o ser humano teve que dominar o fogo, para suprir as necessidades de transformação; teve que inventar a roda, para suprir as ameaças do isolamento. Assim, transformação dos recursos naturais e o seu transporte fundamentam toda a vida econômica do mundo.

O ser humano, na situação de nômade, sofria poucas ameaças, porque, conforme os recursos naturais iam se esgotando, em uma dada região, ele partia imediatamente para outra. Quando se fixou à terra, tinha que transformar as ameaças em oportunidades, ou seja, reaproveitar o que antes destruía.

Assim, em cada etapa do desenvolvimento econômico, o homem teve que inventar máquinas e utensílios, no sentido de melhor aproveitar os recursos naturais à sua disposição. As dificuldades aumentaram porque teve que aprender a raciocinar em termos do excesso de oferta, de demanda e dos custos envolvidos na produção. Presentemente, para transformar essas ameaças em oportunidades, a sociedade deve ter uma reserva substancial de líderes poli perceptivos, ou seja, líderes que veem, que captam as informações sob vários pontos de vista.
ver mais